COMO SAIR DE UM BLOQUEIO CRIATIVO

21:34

    Bom, eu resolvi fazer este post porque me encontrei em um bloqueio durante um longo tempo. Só quem ama escrever sabe como é uma tortura ter vontade de colocar tudo em palavras e não conseguir. 
    No blog, principalmente, é bem complicado ter material para escrever sobre todos os dias. Por vezes chega a ser desgastante, mesmo que seja algo que você ame fazer. Para quem assim como eu também escreve histórias, chega a ser pior ainda. 
  Mas a questão é: O que fazer para sair de um bloqueio criativo?

  • Não se force e escrever sobre algo que você não domina
Mas como assim? Acontece que quando estamos passando por essa fase, é muito difícil colocar todas as nossas vontades em ideias legais. Já vi muita gente recorrendo a assuntos que não dominavam e errando feio na hora de escrever. Escreva sempre sobre algo que você conhece ou pelo menos, pesquise antes de se aventurar. É legal inovar? É sim, mas não é nem de longe a melhor alternativa para sair de um bloqueio criativo. 
    Também não vale a pena se forçar a ficar na frente do computador ou do caderno até as palavras saírem, porque se não forem para sair, não vão. Você vai ficar frustrado e decepcionado consigo mesmo. Os momentos de criatividade virão sem você esperar, portanto, se divirta.
  • Escute música
É quase impossível você não ter uma playlist certa para escutar quando está passando por uma situação difícil, ou quando está morrendo de felicidade e precisa dançar até as pernas tremerem. São as músicas que você gosta que vão te ajudar a superar essa fase chata. A letra e a melodia podem despertar algo em você que te dê uma super vontade de escrever e as coisas saiam naturalmente.  Outra dica que funcionou comigo foi procurar músicas novas. Tudo que era novo me despertava interesse e acabava por me dando um tiquinho de criatividade. Portanto, não julguem, não tenham preconceitos, apenas escutem e se deixem levar, podem se surpreender.

  • Conheça lugares novos
Não sei vocês, mas eu sou daquelas que imagina mil situações na hora de escrever. Eu imagino os mínimos dos detalhes e não fico satisfeita até ter certeza de que aquilo ficou mesmo do jeito que eu havia imaginado na minha cabeça. 
  Conhecer novos lugares pode ajudar não somente a relaxar (já que o stress é uma das causas pro bloqueio acontecer) como também pode fazer sua imaginação rolar solta. Conhecer uma cultura diferente e aprender um MONTE podem te trazer muita informação e material sobre qual escrever. Ter conhecimento nunca é demais, né?
 Ou, você pode só sentar na beira de uma praia que você não costuma ir com frequência e observar o mar. 

  • Converse
A melhor coisa que você pode fazer para se soltar é conversar com as pessoas que você ama. Sejam seus amigos, seu familiares ou seus animais de estimação. Solte a voz, tente falar sobre tudo um pouco. Muitas vezes, você acaba descobrindo o motivo do seu bloqueio no meio de uma conversa. 
  
  • Aprenda a escutar

Sinceramente eu acho que este é a chave que vai resolver o problema de muita gente. Porque se você souber escutar as opiniões, sonhos e vontades dos que te cercam, isso pode despertar muitas coisas em você também. Aprenda a ouvir de verdade o que é dito em uma conversa, porque muita coisa boa pode sair dali. 


  • Tente ver as mesmas coisas de outra forma

    Muitas vezes estamos andando pelas mesmas ruas e não reparamos mais em NADA. Estamos tão acostumados a enxergar o óbvio, que é tudo o que nos damos o trabalho de fazer. Porém, muitas vezes deixamos de notar os pequenos detalhes que mudam a figura inteira. 
         Um banco na praça nem sempre é só um banco. 

         Eu sei que parece loucura, mas tente imaginar quantas histórias não foram contadas em um banco de praça. Quantas conversas entre amigos ou quantos casais que não trocaram palavras de amor ali naquele mesmo simples lugar. Tente se sentar lá por alguns minutos e comece a observar as pessoas, os pássaros, o lago. Seu ponto de vista pode mudar muito rápido, é só olhar de um outro ângulo.

  • Fotos

    Procure por imagens que despertem a sua imaginação. Existem muitos aplicativos de fotos que podem te ajudar a resolver isso. Muitas vezes, uma simples foto te traz mais criatividade do que você imagina. Uma imagem pode te fazer imaginar tanta, mas tanta coisa.. 
      A dica é não procurar por algo específico, se mantenha aberto para as opções.

     WE ♥ IT 




You Might Also Like

0 comentários